- Seja Bem Vindo - Acesse nosso instagram   (98) 98789 8015

Dia da Pascoa


Páscoa é a maior festa da religião cristã celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera. No ano de 2016 esta lua cheia aparece no dia 23 de Março de 2016.
Cristãos do mundo inteiro festejam a Ressurreição de Jesus nesta festa. Essa data foi determinada pela Igreja Católica no Primeiro Concílio de Niceia, realizado no ano de 325 d.C. Na prática, varia entre 22 de março e 25 de abril. O Domingo de Páscoa é festejado em todos os países cristãos do mundo. Vários países consideram a Segunda-feira de Páscoa como sendo feriado também. Como é o caso da Alemanha, Áustria, Itália, França, Bélgica, Luxemburgo, nos Países Baixos, em algumas regiões da Suíça e muitos outros países. Com as tradições cristãs, a Páscoa é a festa que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, Cristo foi morto e sepultado em uma sexta-feira, e seu túmulo foi encontrado vazio no domingo seguinte. Depois de alguns dias, ele apareceu várias vezes para seus discípulos, comprovando que realmente voltara dos mortos.
As origens da comemoração da Páscoa, no entanto, são muito mais antigas..
Páscoa hebraica
A palavra “Páscoa” vem do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. Para o povo judaico, a Pessach ou Festa da Libertação comemora o fim do período de escravidão e a saída do povo hebreu do Egito, que aconteceu aproximadamente em 1.280 a.C.
Nessa época, segundo a Torá (livro sagrado judaico), Deus amaldiçoou o Egito com as dez pragas bíblicas. Antes da última praga, ordenou a todas as famílias hebreias que sacrificassem um cordeiro e marcassem as portas de suas casas com o sangue do animal no dia 14 do mês de Nissan.
À noite, as famílias comeram a carne do cordeiro com ervas amargas e pão sem fermento. À meia-noite, Deus enviou um anjo que matou todos os primogênitos do Egito, inclusive dos animais. O Faraó, com medo, concedeu a liberdade ao povo hebreu.

Páscoa pagã
A Páscoa também tem raízes em uma celebração que era realizada anualmente pelos povos pagãos da Europa em homenagem à deusa Ostera ou Esther (em inglês, a Páscoa é chamada de Easter).
A festa celebrava o equinócio de primavera, que marcava o final do inverno, período de frio, fome e dificuldades. Ostera, Deusa da Primavera ou da Fertilidade, era representada segurando um ovo nas mãos e observando um coelho, símbolos do renascimento da natureza. As celebrações também incluíam flores e fogos de artifício. Os ovos eram pintados com cores alegres e símbolos ritualísticos e oferecidos aos Deuses.
Enfim, o Ano Novo é celebrado com votos de felicidade, prosperidade, amor e esperança. É tempo de reflexão sobre o ano que passou, e também sobre o ano que está por vir.








Veja aqui quando é a Páscoa nos anos seguintes:

- Domingo de Páscoa 2016: 27 de Março de 2016
- Domingo de Páscoa 2017: 16 de Abril de 2017
- Domingo de Páscoa 2018: 1º de Abril de 2018

- Segunda-feira de Páscoa 2016: 28 de Março de 2016
- Segunda-feira de Páscoa 2017: 17 de Abril de 2017
- Segunda-feira de Páscoa 2018: 2 de Abril de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Politica de moderação de comentário:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Postagens populares

*

Banda PrimaZ - (98) 98789 8015